segunda-feira, 4 de julho de 2011

Diário do Professor Abril/Maio

Dia 01/04 – ( sexta-feira) – CIE. 14, 15 e 16 e 17

-Confraternização
-Equipes
-Apresentação das pesquisas sobre os pontos turísticos visitados e montagem do painel, relatório e registro no Memorial do aluno.
-Confeção de um Cartão Postal do lugar que o aluno mais gostou .
- O “clima” estava de euforia e alegria e aproveitamos para explorar os assuntos referentes a cidade do Rio de Janeiro.
-Problematização.: O que ocorre quando um canudo está furado?
Onde a pressão atmosférica é maior, no Rio de Janeiro ou
em Bogotá? Por que?
Teleaula- 14
-Atividades 1 e 2 oralmente; 3 e 4 no livro
.Lemos a revisão
. Atividades 6 e 7 no livro
-Teleaula 15 e 16
.Atividades 6 e 7 e 8
-Hora da revisão foi lido por equipes
. Atividades 12,13 e 14
Teleaula 16 – atividades pag. 99 e Teleaula 17 – Atividades pág.103
Dia: 04/04 – ( segunda-feira) – Teleaula LP. 13
Problematização:
Escolher dois alunos da turma para que o primeiro passe para o outro algo que ele irá fazer. (discurso direto). Ex: Eu vou estudar. (Verbo no presente)
O segundo irá descrever para a turma a afirmação feita. (discurso indireto). Ex: O “fulano” disse que ia estudar. (Verbo no passado)
-Tempestade de idéias : Reporter – Reportagem-Reporte-
Apresentação da teleaula
Leitura de Imagem:
Através das perguntas envolvendo os sentimentos.
Livro texto
Leitura paragrafada coletiva.
Entendimento:
Dicionário:
Atividade livro do professor pag.47







Dia: 05/04 (terça-feira) – Teleaula LP- 14,15 e 16
. -Problematização: Um bilhete na caixa que passava de mão em mão  e quando bati palmas o aluno abriu a caixa e leu , reproduzindo oraomente o que leu.
-Debate: o que faltou? Quais as consequências?
.Reescrita – cada um escreveu o que guardou do recado e comparamos com o original. Questões…
.Teleaula: 14,15 e 16
-Reagrupamento – Equipes
-Dicionário
-Entendimento – Pag.80 e 81 oralmente
Pág.82/86/87 escrito
- Reescrita – Pag.83 e 88 por equipe.
-OBS: Ficou acertado com as Equipes de cada uma ficaria responsável para colher notícias de telejornais, revistas,… e fixar no mural.
.A Equipe de socialização deverá trazer informações sobre as datas comemorativas e fazer o planejamento semanal ou mensal.
.A Equipe de Coordenação se comprometeu em melhorar o visual da sala e montar o painel de informações.
.Síntese vai atualizar o jornal informativo da sala.
.Avaliação irá desenvolver novas atitudes.
Dia 06/04 ( quarta-feira) – Planejamento
Dia 07/04 ( quinta-feira) – Tele. CIE 18 e 19 e 20
- Confraternização
-Equipes
-Problematização : Qual o planeta mais quente? Por que?
-Lemos as manchetes da pág. 104 e respondemos oralmente as questões 1,2, e 3
-Assistimos a teleaula 18 e lemos a hora da revisão.
-Atividades no livro pág. 109.
-Reagrupamento conforme targetas recebidas: animais, vegetais,minerais, rios,florestas, deserto e campos.
-Aula 19, não apresentamos. Apenas lemos a manchete da pág. 110 do livro do aluno e debatemos o assunto associando ao fato local da Dengue. Observamos o metamorfismo de alguns animais, pag. 112 e debatemos.
-Apresentamos a aula 20 e fizemos as atividades 1,3,5 e 7
- Anotamos a sintese e nos despedimos amistosamente.
Dia 08/04 ( sexta-feira) – Teleaula LP. 18,19 e 20
-Confraternização
-Equipes
-Problematização : Compare o significado- o guarda/a guarda; o grama/a grama.
.Pedimos novas sugestões e registramos no quadro.
.Realizaram as atividades propostas no livro do prof. Pág.49
.Leitura paragrafada da aula 18, debatemos e registramos as palavras desconhecidas(dicionário).
.Leitura paragrafada da aula 19 e fizemos oralmente o Entendimento.
.Apresentamos a teleaula 20, debatemos e direcionamos para a produção escrita da Reflexão (A influência da Televisão e O papel da mulher na sociedade)
.Realizamos a atividade complementar : Casais que não se casam(xerox) e Palavras Cruzadas.
Dia 11/04 (segunda-feira) – Teleaula LP 21 e 22
.Confraternização
.Combinamos que cada aluno escolheria um livro na sala de leitura e faria sua ficha/resumo a ser entregue até o final do Mês de Abril.
.Equipes
.Problematização: Lemos o texto – 12 dicas para ser feliz , depois cada aluno acrescentou mais 6.
.Escrita: cada aluno escreveu um Memo para seu amigo do lado com as 6 solicitações que acrescentou.
.Leitura: lemos a conversa da pág. 108 e debatemos as questões da 109 .
.Apresentamos a aula 21 e debatemos oralmente.
.Após o recreio cada um leu o seu Memo
.Apresentamos a teleaula 22
.Registramos o Dicionário e realizamos as questões da pág. 115 e Reescrita pág.116, a, b , c ; 117,a,b c.
.Recebemos a visita de alunos de Arquitetura da UFRJ que se interessaram em saber do projeto Autonomia. Também perguntaram sobre a funcionalidade da sala de aula e da escola como um todo. Os alunos interagiram educadamente com eles , mas ficaram bastante dispersos depois.
OBS. A equipe de coordenação fez um Memo para solicitar material na secretaria.
Dia: 12/04 ( terça-feira)- teleaula LP.23/24 e 25

.Confraternização
.Equipes
.Problematização: Pedi dicas de profissões e fomos registrando conforme os critéiros:Urbanos e Rurais, no quadro. Questão :o que em em comum os grupos?
.Relembramos a teleaula 22 e fizemos a leitura paragrafada da aula 23. Debatemos e pedimos sugestões sobre a continuação da história.
.A partir das profissões sugeridas, relembramos os sufixos e introduzimos os prefixos : macro, micro,mini,super,… pág. 120 e 121.
.Lemos a teleaula 24 e debatemos sobre concomitância e simultaneidade.
.Destacamos quem seria os personagens Protagonistas e Coadjuvantes.
.Registranos o significado de Personificação.
.Apresentação da Teleaula 25. Debatemos e pedimos que sugerissem outros exemplos de Jargão
.O Entendimento foi realizado oralmente ea Reescrita no livro , pág.133 e 134.
Dia: 13/04 ( quarta-feira) – Centro de Estudo Integral e Reunião com os pais. Contamos com a presença de 15 pais. Recolhi a autorização de uso de imagem dos alunos.

Dia: 14/04 ( quinta-feira) –Teleaula CIE. 21/22/23

.Confraternização
.Equipes

Problematização: Onde há maior variedade de seres vivos? No litoral ou nas áreas mais profundas dos oceanos? Por que?
. Tem vetegetação nas grandes profundezas?
.Apresentação da Teleaula 21 e 22
.Leitura do Aprofundamento da pág. 57 e debate das questões do livro do prof. Pág.57 (Fazendo Perguntas).
.Marcamos como pesquisa as sugestões do livro do prof. Pág.58
.Lemos o Aprofundamento da pág. 59 e esclarecemos sobre o processo de desertificação . Sugerimos pesquisas sobre o assunto e pedimos que registrassem na página do Grupo Aceleraâe.
.Registraram o resumo das teleaulas.
Dia: 15/04 ( sexta-feira) – Teleaula LP 26
.Confraternização
.Equipes
.Problematização: Leitura da Mensagem – O verdadeiro Amor.
.Foi distribuído cópias de uma fábula, proposta no livro do prof. Pág. 79.
.Apresentamos a aula 26 e registramos por grupo , palavras apresentadas no Dicionário. Separamos por : Substantivo, Adjetivo e Verbo. (Glossário)
. Lemos e debatemos a Reflexão e fizemos a Reescrita pág. 141.
.Após o recreio, reagrupamos por Equipes para fazerem o planejamento para a próxima semana. Cobramos a avaliação por Equipes e debatemos os problemas em relação a falta de iniciativas e morosidade na realização dos compromissos. Não conseguimos realizar um trabalho expressivo sobre a páscoa, mas os alunos se entusiasmaram em tentar representar alguma coisa sobre a páscoa no dia 20. Sugeriram um jogral e uma música de mensagem. Acertamos a representação da Oração de São Francisco. Ficaram de ensaiar 2ª Feira.
. Os alunos fizeram os registros da semana no Memorial do Aluno.



Dia: 18/04 ( segunda-feira) – Teleaula LP 27/28
.Confraternização
.Equipes
.Problematização: Representaram diferentes situações: Agência de emprego, Ligação para um primo; conversa com o médico; Conversa com a diretora da escola.( O objetivo era identificarem diferentes formas de se expressarem, poucos observaram a diferença, pois a representação não foi fiel.)
. Assistimos a Teleaula LP.27 e fizemos a leitura de imagem e debates sobre os diálogos. Foi proposto a realização das atividades do Livro do Professor, pág. 80.
.Houve a 2ª dose da Vacinação de Hepatite B e foram para o recreio.
.Após o recreio, assistimos a teleaula LP 28, fizeram o reagrupamento e registraram o Dicionário. Fizeram a AVALIAÇÃO DE REVISÃO DE LP.
As alunas Ana Carolina e Daiene chegaram às 14hs e o Renato Faltou.
Dia: 19/04 (terça-feira) – Teleaula CIE 24/25/26
.Confraternização
.Equipes, não se apresentaram, pois aproveitamos para fazer uma apresentação prévia da representação da Páscoa ( ensaio) . Todos gostaram.
Problematização: Questôes – As enchentes são mais comuns nas cidades ou no campo? Por que? Quais os riscos das enchentes’ ? Como Podemos previnir?
.Apresentamos a TELEAULA 24, Leitura de imagens e Dicionário( Hospedeiros, epidemia, inundações).
.Foi realizada a Leitura de imagens e leram o Aprofundamento e a Revisão. Realizaram as atividades oralmente ( por grupo).
.Problematização 2- Tempestade de idéias sobre: Verminose/parasitismo/ Cooperação
.Assistiram a TELEA.25 e 26, leram as revisão e realizaram as atividades 7,8,9,10 do livro.
.Fizemos mais ensaios da Apresentação da Páscoa.
Dia 20/04 ( quarta-feira)- APRESENTAÇÃO DO JOGRAL DA PÁSCOA

. A Apresentação ocorreu em 2 momentos. Pela manhã e a tarde. Iniciaram com uma homenagem aos 12 Anjos (Música proposta pelo Luiz Fernando), depois fizeram um jogral com a Oração de São Francisco e logo após distribuiram a letra da música para todos da platéia( quadra) e todos cantaram em conjunto. Foi ótima a participação e o envolvimento de todos. Valeu a iniciativa e boa vontade de toda a turma. Fiquei feliz.

. Dia 25/04 ( segunda-feira) – LP 29/30
.Iniciamos com a confraternização, e notamos que estavam muito agitados, com muitas novidades do feriadão.
.As equipes se apresentaram precariamente. Conversamos e cobramos melhoras.
Problematização: Iniciei perguntas como: Ana Carolina, nesse feriado em que você marcou bobeira? Esteve com alguém que encheu a cara? Pedimos sugestões de novas gírias e registramos no quadro e no caderno deles para substituirem por novas expressões.
.Assistimos a TLAula.29 e fizemos a rerflexão oralmene.
.Reescrita nº 1- a e b individualmente e 2 e 3 em grupo.
.Após o recreio, Problematização 2.: Samuel, com quem você ficou no recreiro? Onde ficaram? O que fizeram?...
Registraram que toda história tem que ter: onde, como , quando,quem,por que e o que. As narrativas são na 1ª ou 3ªpessoa, conforme o tipo de registro, direto ou indireto.
.Assistimos a TLaula LP 30 , registraram a revisão, as atividades pág. 156 e a reescrita. Tiveram grande dificuldades pois estavam muito desatentos e agitados. Poucos se saíram bem. Após refletir, percebi que poderia ter tido mais sucesso se aproveitasse as próprias histórias que eles traziam do feriadão para a atividade de reescrita.
.Reclamamos do barulho e da falta de atenção.
.Os alunos, Raquel e Alexandra chegaram 13:30 hs e a Vitória às14:00hs.
Dia: 26/04 (terça-feira) – CIE 27/28//29
.Confraternização. Falamos sobre o dia anterior e avaliamos nossas falhas. Todos estavam mais calmos e cooperativos. As Equipes se apresentaram bem. Socialização e Sintese trouxeram mensagens para a turma.
.Os grupos apresentaram os trabalhos de pesquisa sobe as Florestas e montaram o mural no pátio.
Problematização.: Relemos o Pacto de Convivência da turma e questionamos: É fácil viver em grupo? Só os seres humanos vivem em grupos?
.Lemos a aula 27 e Apresentamos a TLaula 28 e 29.
Registraram: o que já sabiam? O que aprenderam? O que gostariam de saber mais?
.Registraram a revisão e o Dicionário ( Exibicionista-monogamia-poligamia-harém)
.Fizeram a Avaliação de Revisão de CIE com pesquisa, mas, não concluíram pois estava bem extensa. Combinamos de terminar na póxima aula de CIE. Todos estavam bem compenetrados nesta atividade e gostaram da avaliação.
Dia 27/04 ( quarta-feira) – PLANEJAMENTO

.Conversamos com o Pai do Renato, que precisa de um apoio para recuperar as faltas no período que esteve com dengue além de se mostrar pouco atento e compromissado. Acertamos que o Renato levará atividades extras para reforço e o pai vai acompanhar mais a evolução dele.
.A mãe do Alandersom também compareceu para se informar sobre o >Projeto, pois não pode vir à reunião do dia13/04

Dia 28/04 ( quinta-feira) – TELEAULA LP: 31/32
.Confraternização
.Equipes: Socialização não se apresentou. Coordenação estava desatenta.
.Problematização: Escreveram uma frase de sua música preferida. Pedi que escolhessem uma palavra da frese e o autor e outro aluno tentaria descobrir qual era e cantava. Foi bem divertido. Vários queriam cantar.
.Teleaula.LP 31 – Fomos interrompendo em vários momentos para buscar aprofundamentos. Os alunos reclamaram que a música era antiga.
.Distribuimos as palavras do Dicionário, sendo 2 por grupo e fizeram as atividades da Conversa.
.Registraram o significado de Antônimo e Sinônimo, esclarecemos o uso do “mas”; e fizemos a revisão sobre Substantivo e Adjetivo.
.Após o recreio apresentamos a TELEAULA LP32, as atividades da pág. 168 o entndimento e a Reescrita.
.Reclamaram que era muita coisa e deixamos para corrigir outro dia.
.Entreguei a prova de LP para se autoavaliarem e recolhi para novos comentários.
.Distriibuí atividades de reforço para o Renato, Edwilson, Wendel, Alexsander e Thiago.
.Durante a confraternização final, a Janaina reclamou da forma como foi advertida sobre o uso do casaco cor de rosa pela equipe de coordenação e houve uma alteração. Contudo , o Luiz Fernando encerrou agradecendo a Deus pelo dia e pedindo que não houvesse mais esse tipo de situação.
Dia 29/04 ( sexta-feira) – TELEAULA CIE: 30
.Confraternização: ORAÇÃO INICIAL
.Equipes: Sintese se apresentou e leu uma mensagem para a turma. Socialização apresentou uma mensagem. Avaliação não se apresentou e Coordenação organizou a sala.
.Problematização: Vocês conhecem algum animal que existiam no passado e hoje não existe mais? Por que
não ?
.Teleaula CIE 30 – Evolução dos Seres Vivos.
. Houve um debate sobre o assunto e a influênia do ambiente, lembrando que qualquer alteração ambiental implica em modificação dos seres vivos.
.Apresentaram os trabalhos sobre o Dia do Trabalho.
.A Equipe de Sintese propôs uma festa para as mães, então lemos uma mensagem para as mães e os alunos fizeram um acróstico da palavra MAMÃE, alguns fizeram sobre a VOVÔ e sobre a TITIA. Ficaram de trazer idéias para homenagear as mães.
.Nos despedimos amistosamente .
Dia 02/05 ( Terça-feira) – TELEAULA LP. 33/34
.Confraternização ( Oração e informes)
.Equipes
.Problematização: PL de Matemática - Atividades de raciocínio lógico). Objetivo: Ressaltar a questão das Ciências Exatas e a questão da Sorte ou Azar; superstição, coincidência , senso comum e senso crítico.
.Memória : Revisão da aula anterior.
Teleaula LP 33 e 34, Leitura de Imagem e debate sobre os argumentos de Juca e de Cláudio ( otimista e pessimista/ senso comum e superstição)
.Dicionário das palavras Superstição, Coincidência, Senso Crítico e comum.
.Reescrita ( Livro do aluno)
.Sugerimos a confecção de cartazes para vender : Paz, Amor; União, Alegria.
.Despedida de mãos dadas e agradecimentos,
Dia 03/05 ( Terça-feira) – TELEAULA LP. 35/36/37
.Confraternização: Luiz Fernando e Amanda fizeram a oração inicial.
Equipes, se apresentaram
.Problematização: Frase: Obrigado por não jogar lixo na rodovia. Debatemos sobre a necessidade dessa frase e qual o sentido de se fazer isso. Objetivo: Saber dialogar, ter argumentos,avaliar a sabedoria popular e o senso comum.
.Teleaula 35
.Leitura de imagem e debate
.Teleaula 36 e 37, Leitura de imagem, debate , Vocabulário
.Registro de alguns provérbios citados na leleaula e outros novos e a Conclusão : O Debateleva a Sabedoria. A Força dos argumentos de quem conhecem as palavras e domina a língua é um instrumento de segurança e poder.
.Debatemos a necessidade do Regulamento de Segurança e analisamos os cartazes apresentados nas teleaulas . Terminaram os trabalhos sobre o Dia das Mães.
DIA : 04/ 05 – QUARTA- FEIRA ( PLANEJAMENTO)
.Fui no turno da manhã e me reuni com a Prof.ªMônica da Sala de Leiura para finalizarmos as poesias sobre o Rio de Janeiro, realizada pelos alunos.
.A turma recebeu a visita da Supervisora Darlen que participou da aula de Inglês do prof. Pedro.
.Dia: 05/05- Quinta-feira ( CIE.33/34/35)
.Confraternização
.Equipes (Sintese apresentou uma mensagem: Oração do amigo, Socialização leu uma Frase de Motivação, Coordenação organiza a sala e Avaliação colheu informações para se apresentar amanhã)
Problematização: Memória – resumo e registro no quadro da revisão da aula anterior (animais e Plantas) – Questão : Por que os frutos são coloridos? O Que ocorreria se os animais e plantas não entrassem em decomposição? Como isso ocorre? Você Conhece algum microorganismo que é benéfico à saúde?
. A Aula 33 foi apresentada pela leitura paragrafada, leram a revisão e fizeram as atividades da pág. 202 e 213 oralmente)
.Problematização 2- Toda energia da vida, provém do Sol- Verdade ou não?
Por que não existem mais Dinossauros?
.Apresentamos a TELEAULA 34 e 35
.Registro da Revisão e atividades págs. 208/209/212/215
.TRABALHO DE PESQUISA: Os Grupos apresentarão cartazes sobre os assuntos da Teleaula CIE 31/32/33/34/35 – Entrega dia:12/05
.Obs. : Tivemos muitas interrupções como fato de terem espalhado no recreio uma essência cheirosa e os Alunos Alexsander e Juan estariam envolvidos. Foram chamados na diretoria, solicitado a presença dos pais, (mãe do Alexsander e Irmão do Juan) e após esclarecer o fato ficou determinado que estariam suspensos por uma semana.
.Finalizamos com uma conversa de repreensão e alerta . O Luiz Fernando pediu uma oração para não acontecer mais problemas com os amigos e aprendermos com os erros.
Dia : 06/05 ( sexta-feira)
.Confraternização
.Equipes: socialização se apresentou com uma piada ( Thiago), Avaliação apresentou os resultados dos fatos positivos e negativos em forma de Coração inteiro e partido. Síntese não se apresentou e coordenação arrumou a sala.
. Problematização : O texto : Licença, por favor…
Colocamos a frase e pedimos que imaginassem o que iria acontecer. Onde e o que se passaria e registrassem o que poderia acontecer após cada passagem .
. Debatemos o tema : Licença, desculpe, por favor,…
.Após o recreio alguns alunos trouxeram textos sobre a mão e eu também trouxe alguns, com formatos diferenciados: poesias, diálogos, decorativos,… e lemos por grupos. Foi proposto que se escrevessem uma carta para a mãe ou para a pessoa que mais cuidava de cada um( tia, avó, pai,…) . Decoraram, fizeram envelopes e atualizamos o Memorial do Aluno. Não apresentamos a teleaula,pois tivemos a falta de 10 alunos e aproveitamos a motivação para valorizar o tema Família.
.Nos despedimos amistosamente.
DIA: 09/05 ( segunda-feira) – LP. 38/39/40
Houve a apresentação do Hino Nacional na quadra e subimos para a sala.
Após alguns minutos de confraternização e arrumação da sala e do material audiovisual, as equipes se apresentaram ( menos a avaliação)
.Problematização: Tempestade de idéias sobre cidadania e ideal.
.Registraram o que era necessario para se atingir o seu ideal de vida e debatemos o assunto
.Apresentação da Teleaula 38/39
.Leitura de imagens e reescrita.
.Questões: a teleaula tem a haver com o tema Cidadania? Como?
A reunião foi organizada? O que provocou o falatório? Por que é dificil chegar a uma posição que agrade a todos?
Teleaula:40
.O exercício ficou para casa e os alunos levaram o livro.
.Dicionário: aproveitamos para esclarecer como se acha palavras no dicionário, pois verificamos nas avaliações dificuldades em vários alunos.
. Apresentamos recortes de jornal com colunas do “fala cidadão” e propomos montar o jornal do cidadão.
.Enfatizamos a questão dos Direitos como sendo Conquistas sociais. E a importância do conhecimento para se ter Argumentos e Contraargumentos.
.Ficou combinado que eles trariam registrado a sua “coluna do fala cidadão”
Nos despedimos amistosamente
Agenda do dia: 10/05 ( Terça-feira) – LP 41/42
.Confraternização
.Equipes – Socialização se apresentou com uma piada. Síntese leu o resumo do dia anterior e leu uma mensagem. Avaliação fez um gráfico das equipes, porém teve que ser corrigida, e Coordenação arrumou a sala e os equipamentos.
.Problematização: trocamos os livro entre os alunos e cada um leu a finalização da história proposta na aula 40 e debatemos
.Apresentamos a teleaula 41
.Leitura de imágens e registraram organizadamente: os personagens, o assunto tratado, os argumentos apresentados e os contraargumentos.
.Alguns narraram oralmente a teleaula e pedi para cada um reescrever as ações.
.Fizeram a reescrita
.Após o recreio cobramos a coluna do Cidadão, porém apenas 3 alunos fizeram ( Lorena, Samuel e Thamires)
.Apresentamos a teleaula 42 e fizeram as atividades da pág. 121 do livro do professor.
.Reforçamos a necessidade de cumprir os compromissos, inclusive a proposta do jornal do Cidadão, debatemos mais uma vez sobre o que é ser cidadão e cobramos mais iniciativas .
Agenda Dia: 11/ 05 ( quarta-feira) – Nos reunimos com a professora Mônica, da sala de leitura, para organizarmos as poesias sobre o Rio de Janeiro e analisarmos como seria a montagem do livro referente as mesmas.
Verifiquei o acervo da sala e observei que tinha muita coisa sobre cidadania o que pretendo sugerir para os alunos pesquisarem.
Agenda Dia: 12/05 ( quinta-feira)- Participei do concelho de Classe e ajudei a prof. Mônica a selecionar as poesias da escola para o concurso de poesias.
.Agenda Dia 13/05 ( Sexta-feira) – CIE .37/38
.Confraternização e Oração agradecendo a semana
.Equipes
.Problematização: Pedi que alguns (3) alunos relatassem o que tinham almoçado e registrei no quadro. Perguntei quem teria ingerido mais energia? E Perguntamos de onde vinha a energia? O que seria a fonte primária? Fomos registrando a cadeia energética de cada um.
.Apresentamos as teleaulas e registramos no quadro e no caderno a sequência de : produtores, consumidores e decompositores .
.Registraram os resumos das teleaulasno caderno
.Apresentaram os trabalhos sobre animais, vegetais e fotossintese.
.Atualizaram o memorial e nos despedimos amistosamente.
Agenda do dia 16/05 – (segunda-feira) – LP. 43/44/45
.Confraternização
.Equipes – Socialização trouxe uma frase sugestiva, síntese o resumo e coordenação a arrumação da sala. Avaliação não se apresentou.
Problematização: Distribiuí algumas bolas de pedi para enche-las. Distribuí alguns palitos e não falei nada. Observamos as atitudes e comentamos: Prestaram atenção no que tinha sido pedido? Foi falado para se jogar a bola,…? Atitudes impensadas ou desapropriadas podem ser um problema. Assim também a Língua pode ser um instrumento de Domínio,Comunicação, Equívoco, Exercício de Cidadania.
.Assistimos a Taula.: 42/43 e 44
.Leitura de imagens, debate e registro dos fatos principais e personagens.
.Reescrita: cada aluno reescreveu o final da história do personagem Ronaldo.
.Após o recreio fizeram as atividades do livro e do Livro do prof. Pág.121 e 122
. Revisamos a forma de escrita: Formal, Informal, Direta e Indireta.
.Destacamos a forma do verbo Imperativo e sua utilização
.Registramos a noção de oposição e o uso do prefixo DES também como oposição.
.Nos despedimos amistosamente.
Agenda do dia 17/05 ( terça-feira) – LP.45/46
.Confraternização
.Equipes
.Problematização: Passei uma frase no ouvido de um aluno que foi reproduzindo para os outros. O último transmitiu o que ouviu. Conclusão: Foi alterada totalmente. Assim surgem os BOATOS.
.Teleaula. 45 e registro: Cena, Personagens, Tempo e Espaço.
.Dicionário pás. 41 e 42
.Entendimento ( Oralmente)
.Fizemos a Reflexão da pág.44 em debate, e a Reescrita da pág.43 individualmente.
.Após o recreio, lemos o Texto : A Velha Contrabandista e fomos fazendo interrupções e indagações aleatóriamente. Pedimos que cada grupo registrassem : Cena, Personagens, Tempo e Espaço e Fizessem um relatório como se fossem o guarda.
.Redistribuí as avaliações de português corrigidas, pedi que colassem no cadermo e nos despidimos amistosamente, lamentando o cancelamento da visita ao Museu de Astronomia, agendado para esse dia e da Visita ao Museu da Vida, agendado para o dia 3, por motivo de não ter sido liberado ônibus. Os alumos ficaram muito frustrados e eu também
Agenda dia 18/05 – (quarta-feira) – Reunião com a Supervisora Darlen,na escola Belmiro Medeiros.
.Conhecemos novos companheiros da Jornada, Acelera 3, Trocamos experiências, informações e fizemos o planejamento. Foi muito proveitoso.
Agenda dia 19/05 ( quinta-feira)
.Confraternização : oração e parabéns para a Janine
.Equipes: todas se apresentaram
.Problematização: Cada aluno desenhou uma área com vegetação e caracterizando o caule, a raíz, a folha e o relevo. Pedi que escrevessem onde seria este lugar e qual seria o tipo dessa vegetação. ( montamos um cartaz)
.Assistimos a teleaula CIE 39, com algumas pausas para destaque de algum assunto correlacionados com a aula.
.Anotaram as revisões e realizaram as atividades das págs. correspondentes
.Assistimos a teleaula CIE:40
.Fizemos a leitura paragrafada da Teleaula 40 e debatemos a possibilidadede se reflorestar, as diferenças
entre preservar e conservar, esclarecemos sobre o ciclo de materiais e raizes tabulares. Surgiu o assunto sobre os povos da floresta( seringueiros e ribeirinhos), os conflitos nas áres florestadas, Chico Mendes, reservas extrativas e a situação da Mata Atlântica atualmente.
Obs: Durante o recreio, Amanda, Alexsandra e Janine cantaram parabéns no refeitório de modo particular. Durante o evento tomei ciência do acontecimento e fiquei chateada por não ter sido de forma coletiva. Comentei que foi uma forma de discriminação com os demais .Combinamos que os eventos na escola devem ser para todos
DIA: 20/05/2011 – ( sexta-feira)- LP- 47
.Para o momento da confraternização do final de semana, distribuí bombons para os alunos e, após cada um sortear um colega, entregava o bombom que escolheu e desejava algo de bom.
.As equipes se apresentaram. Socialização fez a dinâmica de desenhar a própria mão e escrever o que tinha de melhor em si em cada dedo. Em um segundo momento escolhia um colega para oferecer esse desenho .
.Problematização.: Distribuimos vários provérbios e cada um lia o seu e tentava esclarecer o significado.
.Assistimos a teleaula LP-47 e fizeram as atividades correspondentes.
.Distribuí os livros das 52 Histórias e cada equipe escolheu uma história para ler, fazer o resumo e apresentá-la de diferentes formas. Não conseguimos terminar.